-
Arquitetos: emA Arquitectos
- Área: 76 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Marcelo Cáceres
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistiu em construir uma pequena casa para o caseiro de uma fazenda que corresponde a uma reserva ecológica no limite urbano da cidade de Santiago. Esse lugar, apesar de ser uma propriedade privada, deve ter acesso livre para a prática de mountain biking.
A condição rural do lugar, o clima e a ideia de criar um ponto de acesso e controle do lugar, conformou a tipologia arquitetônica da casa. Trabalhou-se com dois conceitos: o telhado verticalizado escuro e as paredes de coloração natural. Essas condições, em adição às janelas pretas, permitem à casa ser um edifício neutro no ambiente natural. A porta de acesso vermelha produz o contraste com o restante da casa.
A implantação da casa foi definida de acordo com exigências de projeto e para otimizar a luz solar.
A cobertura protege tanto de chuva quanto de neve no inverno e da alta insolação do verão. Para isso foram empregadas cornijas incorporando aberturas. Essas aberturas trabalham em conjunto com a chaminé para criar um fluxo de ar abaixo do telhado, ajudando a regular a temperatura nos meses mais quentes. Para os meses frios, trabalhou-se com isolamento térmico para manter o interior aquecido.
O revestimento de carvalho do exterior possui 70 milímetros de espessura. As faces da madeira crua foram ordenadas regularmente, o que resulta em paredes externas de alta inércia térmica com textura modulada.
No interior, o programa foi dividido em duas áreas, de acordo com a necessidade de privacidade. Orientados ao nordeste estão os dormitórios e banheiros. Para o noroeste ficam voltadas a sala de estar e a cozinha. Em frente à casa, foi gerado um espaço externo coberto, que serve como acesso e varanda.
A construção foi feita principalmente com estruturas metálicas e revestimentos em madeira que permitem uma instalação eficiente. A casa fica apoiada em pilares metálicos, sendo menos invasiva à superfície do solo
Isolamento térmico é incorporado às paredes, teto e laje do piso.